domingo, 13 de fevereiro de 2011

Deficiências Visuais

Miopia - A palavra "miopia" vem do grego "olho fechado", porque as pessoas com esta condição, freqüentemente apertam os olhos para ver melhor à distância. Sintomas: visão desfocada, dificuldade para focalizar à distância ou para ver objetos nitidamente Correção: lente côncava ou negativa. No olho míope em repouso os raios paralelos de objetos distantes são focalizados adiante da retina. A potência do sistema óptico é excessiva para o comprimento do olho e os objetos distantes perdem a nitidez. Por outro lado, a visão de objetos próximos é nítida, pois sua imagem forma-se na retina. Sintomas: Os sintomas habituais da miopia consistem na visão indistinta para longe (p. ex.: sinalização rodoviária, espetáculos esportivos, quadro negro, cinema e teatro). É freqüente o míope cerrar os olhos quando mira à distância, o que lhe traz certa melhora da acuidade visual. Correção Faz-se com óculos ou lentes de contato. Utilizam-se lentes negativas (também chamadas lentes menos ou côncavas), as quais reduzem a potência do sistema óptico. Tais lentes produzem divergência dos raios paralelos antes que estes penetrem no olho. O olho míope corrigido vê nitidamente à distância quando em repouso e serve-se de acomodação natural para a visão de perto.



Hipermetropia - Significado: “Vista longa” aquele que vê bem à distância. Sintomas: Visão desfocada, dificuldade para ver com nitidez objetos próximos. Correção: Lente convexa ou positiva. No olho hipermétrope com acomodação (e cristalino), quando relaxado, a focalização dá-se atrás da retina. Em muitos casos de hipermetropia a contração do músculo ciliar é suficiente à acomodação para visão de longe. Para a visão de objetos próximos, contudo, o esforço excessivo imposto ao músculo pode causar cansaço e desconforto ocular. Em alguns casos a capacidade de acomodar é insuficiente e a imagem fica indistinta. Sintomas: Incluem dor e cansaço ocular, dificuldades de concentração, de leitura e de executar tarefas que necessitem visão de perto. Por vezes a visão fica indistinta, principalmente para objetos próximos.Correção: A hipermetropia pode ser corrigida com óculos ou lentes de contato. Utilizam-se lentes positivas (também chamadas lentes mais ou convexas) a fim de aumentar a potência do sistema óptico de forma que os raios paralelos de objetos distantes comecem a convergir antes de penetrar no olho para serem focalizados na retina com o músculo ciliar relaxado. Para a visão de perto o olho utiliza a acomodação normal.



Astigmatismo - Sintomas: visão desfocada, dificuldade para ver objetos próximos e distantes.Correção: lentes cilíndricas positivas ou negativas. Pode ocorrer isoladamente ou associado à miopia ou hipermetropia. O olho astigmata não consegue focalizar nitidamente os feixes de raios paralelos. A focalização na retina é elíptica ou linear, resultando em visão indistinta. Isto ocorre porque a potência é maior numa direção (por exemplo, na vertical ou na horizontal) e menor na oposta. Chama-se tórica à superfície cuja curvatura é mais forte em uma direção do que na outra (exemplos: barris de vinho e interior de câmara de ar de pneus). O astigmatismo deve-se em geral à córnea tórica, cuja curvatura mais forte costuma ser a vertical. Grande número de olhos apresenta algum astigmatismo, mas a dioptria geralmente é fraca e por isso pouco perturba a visão. Sintomas: A visão indistinta pode ser sintoma de astigmatismo. Podem também ocorrer cansaço e dor ocular, dificuldades de concentração e incapacidade de leitura prolongada. É frequente que as linhas em uma só direção (exemplo: na horizontal) pareçam mais nítidas.Correção: Faz-se com óculos (às vezes com lentes de contato). As lentes de óculos para correção de astigmatismo deverão ter superfície tórica.

Tipos de Astigmatismo:

Astigmatismo miópico simples - É a impossibilidade de se ver nitidamente em apenas um meridiano sendo a visão normal no meridiano oposto. O astigmatismo impede a visão nítida para longe e perto, mas as pessoas sentem mais falta de lentes corretoras dirigindo carro à noite, em cinema, televisão etc. Geralmente o astigmatismo é provocado pela curva vertical da córnea ser mais acentuada do que a curva horizontal. Isto faz com que as imagens sejam focalizadas antes da retina, apenas em um plano vertical sendo que no plano horizontal a focalização é na retina. Isto faz com que sejam necessárias correções com lentes negativas apenas no meridiano vertical e no horizontal seja a lente plana. EX: 0.00 - 1.00 180° (a favor da regra) ou 90°(contra regra) ou em qualquer eixo.

 

Astigmatismo hipermetrópico simples - É uma deficiência de visão que também ocorre em um dos meridianos. A contrário do astigmatismo miópico, a imagem, num plano, se focaliza atrás da retina e no outro se focaliza exatamente na retina. Ele é corrigido com lente plano-cilíndrica positiva. EX: 0.00 +1.00 90° (+1.00 – 100 180º) 



Astigmatismo misto - Quando numa direção as imagens são focalizadas dentro do olho, antes da retina e na direção oposta são focalizadas atrás da retina está caracterizado o astigmatismo misto. Ele é misto porque precisa de lentes corretoras que tenha um meridiano positivo e outro oposto, negativo, com cilíndrico sempre maior que o esférico. EX: +2.00 - 4.00 180°



Astigmatismo hipermetrópico composto - É corrigida com lente cujos meridianos principais são positivos, porém com valores diferentes, focalização desigual, porém antes da retina. EX:+1.00+2.00 90° . Focalização se da atrás da retina, porem em planos diferentes.



Astigmatismo miópico composto - É corrigida com lentes cujos meridianos principais são negativos, porém com valores diferentes. A Imagem forma antes da retina em ângulos diferentes. EX: -3.00-1.00 180°



Presbiopia - É um estado ligado à idade, no qual a visão de perto piora. A presbiopia é um processo natural, cujo resultado é a perda gradual da capacidade de acomodação. Com o avançar dos anos o cristalino vai endurecendo e sua forma deixa-se modificar com menos facilidade. As alterações causadas pela presbiopia costumam manifestar-se por volta dos 40 anos, completando-se pelos 70. Sintomas da Presbiopia: Os primeiros sinais de presbiopia são dificuldades na visão de perto, como por exemplo, na leitura. Os textos impressos aparecem indistintos, principalmente sob má iluminação, podendo ocorrer dor de cabeça à leitura. O presbita começa a afastar o texto dos olhos e por vezes diz que seus braços não são suficientemente compridos.
Correção do Presbita Emétrope:
Quando o presbita é emétrope sua visão de longe é perfeita. Já para visão de perto haverá necessidade de óculos de lentes positivas para suprir a acomodação tornada insuficiente. À proporção que a idade avança e a acomodação vai reduzindo-se, o presbita necessita de óculos para perto cada vez mais fortes. Os óculos de perto têm a desvantagem de desfocar objetos distantes, pois sua potência focaliza-os adiante da retina. Para o presbita emétrope são apropriados os óculos em armação do tipo meia lua ou similar.
Correção do Presbita Hipermétrope
Muitos hipermétropes jovens não sentem necessidade de óculos, pois se valem da própria acomodação para visão nítida. Como isto solicita parte da acomodação, estas pessoas vão necessitar de correção para presbiopia mais cedo do que o habitual, acabando ainda por precisar também de óculos para longe. No hipermétrope que já usa óculos, os sintomas de presbiopia manifestam-se na idade habitual. Como já usam lentes positivas, vão precisar de outras mais fortes para perto. O resultado freqüente é a necessidade de dois pares de óculos, para perto e longe. Uma alternativa aos dois pares são as lentes bifocais, que têm dois graus na mesma lente, ou as lentes progressivas (multifocais), que têm várias dioptrias na mesma lente.
Correção do Presbita Míope
O míope costuma usar óculos para longe e por isso irá precisar de correção para presbiopia na idade habitual. Muitos míopes preferem tirar os óculos ao olhar para perto, pois com o aumento da presbiopia é mais difícil focalizar de perto com eles. Podendo também ser corrigido com lentes multifocais e bifocais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário