domingo, 13 de fevereiro de 2011

Ametropia & Emetropia


  • Amétrope - O prefixo “A” é sinal de negatividade, assim como anormal. Do mesmo modo o prefixo “A” de Ametropia, representa ausência de visão normal. A visão não é normal quando o encontro focal dos raios de luz que penetram o olho, não ocorre exatamente sobre a fóvea (mácula) central. Ametropia é a designação das deficiências da visão, por causas não patológicas. Estas deficiências da visão são compensadas com lentes dioptricamente graduadas, diferentemente das deficiências por causas patológicas, que muitas vezes nada tem a ver com as verdadeiras Ametropias. Ametropia é a designação que se dá as deficiências da visão, assim como Miopia, Hipermetropia, astigmatismo e presbiopia e suas combinações.
  • Emétrope - É a normalidade da visão. Nas pessoas Emétropes (visão normal), quando o encontro focal dos raios paralelos que penetram na córnea do olho, ocorre exatamente na Fóvea central, localizada no fundo da retina dentro da mácula. Nesses casos a visão é considerada normal, ou seja, emétrope. Emetropia é o estado normal do olho, no concerne à refração. Quando o encontro focal dos raios de luz que penetram o olho, após sofrerem a convergência dos sistemas ópticos do olho ocorrem somente na retina, sem o auxilio de lentes compensadoras, esta caracterizado uma ametropia.
  • Deficiências visuais - O termo deficiência visual refere-se a uma situação irreversível de diminuição da resposta visual, em virtude de causas congênitas ou hereditárias, mesmo após tratamento clínico e/ ou cirúrgico e uso de óculos convencionais. A diminuição da resposta visual pode ser leve, moderada, severa, profunda (que compõem o grupo de visão subnormal ou baixa visão) e ausência total da resposta visual (cegueira). Segundo a OMS (Bangkok, 1992), o indivíduo com baixa visão ou visão subnormal é aquele que apresenta diminuição das suas respostas visuais, mesmo após tratamento e/ ou correção óptica convencional, e uma acuidade visual menor que 6/ 18 à percepção de luz, ou um campo visual menor que 10 graus do seu ponto de fixação, mas que usa ou é potencialmente capaz de usar a visão para o planejamento e/ ou execução de uma tarefa. Os tipos de deficiência da visão são divididos em 3 grupos: 
  • Cegos: têm somente a percepção da luz ou que não têm nenhuma visão e precisam aprender através do método Braille e de meios de comunicação que não estejam relacionados com o uso da visão. 
  • Portadores de Visão Parcial: Têm limitações da visão à distância, mas são capazes de ver objetos e materiais quando estão a poucos centímetros ou no máximo a meio metro de distância. 
  • Portadores de Visão Reduzida: São considerados com visão reduzida indivíduos que podem ter seu problema corrigido por cirurgias ou pela utilização de lentes (míopes, Hipermetropes, astigmatas e présbitas).

Um comentário: